quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Pátria



Alguns conceitos de Pátria

* Coelho Neto - " Pátria é a certa porção de terra onde soam as palavras de uma língua, persiste o culto e a tradição de um povo".

* Jean-Jacques Rousseau - " A pátria é o que a criança deve ver ao abrir os olhos pela primeira vez. E não deve perder essa visão até a hora de sua morte".

* Friedrich Nietzsche - " A pátria não é a terra dos pais, mas a terra dos filhos".

* Daltro Santos - " A pátria é tudo. Quereis que vos diga tudo e nada vos digo, poque ela palpita e freme tão forte, tão exclusiva, tão deslumbrante e multiforme nos mais íntimos recessos do meu ser, que o espírito a sente e não pode dizê-la, que o lábio a nomeia e não sabe louvá-la, que o coração a estremece e não consegue explicar a comoção que ela derrama nele !
            A pátria é tudo, porque é a vida e somos nós, é a terra e o homem, o envoltório e a essência. É o fulgor sidéreo do firmamento e o balanço constante dos mares, o dardejo do sol e a pompa dos campos, o cachoeirar dos largos rios e o deslize suave dos regatos, as frondes altas da floresta e as flores da várzea revolente !
          A pátria é tudo porque é o homem : - são os antepassados, os que desvelaram a terra e lindaram as fronteiras; é o brandir da espada na defesa e a ovação das vitórias; são os ímpetos e os reptos do gênio, na radiação da palavra, na feitura dos poemas, nos esplendores da arte; são os fastígios das aclamações, renúncias e martírios, delírios e apoteoses; os benefícios do labor e a expansão sa cultura, os ardores da liberdade e as afirmações do direito. 
        A pátria é tudo, porque é o lar, porque é o tempo, porque é a escola, porque é o quartel e a fábrica, a biblioteca e o laboratório, o campo e o gabinete, a nau e a locomotiva, a fazenda e a mina.
        A pátria é tudo, e quase nada, às vezes : uma flor, um mistério, um sorriso, uma fonte, um travo de saudade, uma trova da roça, um perfume da selva, um trino de ave, um fugitivo aspecto, um grito de campeiro, um adeus, um suspiro, um ósculo, uma prece ..."

* Afonso Arinos  ( adaptação ) - " A pátria é a voz misteriosa de todas as coisas que nos cercam, é a grande voz de trovão da montanha das vargas, é o sussuro das matas, é o canto dos passarinhos; é o som, mas também o silêncio das nossas solidões; é a cor, mas é também o negrume da noite dos nossos escampados; é tudo quanto canta e chora e ruge e ameaça; tudo quanto avisa e aconselha; tudo quanto, sem nos falar, nos lembra e nos recorda; é a saudade do passado, é a esperança do futuro; é a visão da casa onde nascemos, é a evocação da pessoa que amamos, é a sombra por quem choramos, é o perfil de quem esperamos; é tudo quanto vibra e estremece, sensibiliza e persuade; é a palavra alada que voa e sonoriza os espaços; é a grande canção da alma !"

 * Olavo Bilac -        " A pátria "
Ama, com fé e orgulho, a terra em que
nasceste !
Criança! não verás nenhum país como
este!
Olha que céu! que mar! que rios! que
floresta!
A Natureza, aqui perpetuamente em festa,
É um seio de mãe a trasbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há
nos ninhos,
Que se balanceam no ar, entre os ramos
inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de
insetos!
Vê que grande extensão de matas, onde
impera,
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
Boa terra! Jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, e  oteto que aga-
salha ...
Quem com o seu suor a fecunda e umedece,
Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece !
Criança! não verás nenhum país como
este!

Imita na grandeza da terra em que nasceste! "

* Rui Barbosa:              "Pátria"
A pátria não é ninguém : são todos.
E cada qual tem no seio dela
o mesmo direito à idéia, à palavra, à associação.
A pátria não é um sistema,
nem uma seita, nem um monopólio,
nem uma forma de governo:
é o céu, o solo, o povo, a tradição,
a consciência, o lar, o berço dos filhos
e o túmulo dos antepassados,
a comunhão da lei, da língua e da liberdade,
Os que a servem são os que
não invejam, os que não imflamam,
os que não conspiram, os que não
desalentam,
os que não emudecem,
os que não se acorbadam, mas
resistem,
mas se esforçam, mas pacificam,
mas discutem, mas praticam a justiça,
a admiração, o entusiasmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário